Terapia Cognitivo Comportamental

Instrumentalizar o profissional que optou pela atividade clínica em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) a uma prática bem fundamentada teoricamente, ética e consciente. O curso compreenderá modelos já consagrados, em TCC, assim como outros chamados de Terceira Geração, recentemente incorporados, como a Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness e a Terapia da Aceitação e Compromisso.

Este curso foi criado com o objetivo de atender a necessidade de profissionais da área de saúde, psicólogos e psiquiatras.

Graduados em Psicologia e Medicina (Psiquiatria).

Psicologia Clínica; Psicologia Escolar; Psicologia Organizacional e Áreas de Prevenção.

Profª. Rachel Shimba Carneiro

Doutora e Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Além da experiência docente e de pesquisa, obteve formação clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental. Ministra cursos de curta duração envolvendo o tema habilidades sociais. Fez parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em psicologia na área de cognição social na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Orienta trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica. Montou um grupo de iniciação científica que recebeu uma bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Participou da banca para a seleção dos candidatos para o curso de mestrado em psicologia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Além disso, participou de bancas de qualificação, de defesa de dissertação e de estudos de conclusão de curso de graduação. Colabora como parecerista/consultora ad hoc de periódicos e como avaliadora de processos de seleção de Bolsas de Iniciação Científica. Atualmente, desenvolve pesquisas e leciona disciplinas envolvendo os assuntos metodologia de pesquisa e terapia cognitivo-comportamental.

• Terapia Comportamental e Terapia Cognitivo-Comportamental / 30h
  • Terapia Cognitivo-Comportamental e a Terceira Onda de Psicoterapias / 30h
  • Relação Terapêutica / 30h
  • Conceitualização de Caso / 30h