Serviço Social na Educação

Detalhes do curso:

Objetivos do curso

  • Discutir a Educação no Brasil a partir de visão histórica e os desafios na contemporaneidade;
  • Abordar a política Educacional e suas diretrizes enfatizando ao avanços e retrocessos da educação pública no Brasil;
  • Discutir a Inclusão social como proposta de conquista de direitos;
  • Discutir o papel e a inserção do assistente social no campo educacional;
  • Capacitar os egressos para uma prática contextualizada e crítica a partir da reflexão sobre o seu papel e sua função social na área da Educação na luta pela cidadania e direitos sociais;
  • Instrumentalizar tecnicamente os egressos para o trabalho no campo educativo, através de práticas pedagógicas inovadoras e enfrentamento das questões sociais;
  • Abordar autores da pedagogia Crítica ampliando a discussão sobre a Educação e as interfaces com temas atuais e a intersetorialidade.


Profissionais da área de Ciências Humanas e Sociais.


O egresso será capaz de realizar intervenção técnica com referencial crítico avançado e atual sobre o campo da educação e sobre as políticas educacionais. Poderá elaborar propostas inovadoras e projetos sociais que contemplem temas atuais no campo educativo e social .Através do conhecimento de autores da Pedagogia poderá criar práticas pedagógicas inovadoras no enfrentamento das questões sociais. O curso possibilitará conhecer diversas experiências no campo da educação instrumentalizando o aluno para inserção qualificada no mercado de trabalho.


A proposta do curso de pós-graduação Serviço Social na Educação tem por objetivo capacitar profissionais para atuação em campos diversificados como escolas, creches comunitárias, Vilas olímpicas , projetos sociais e Ongs , e nos diversos segmentos da Educação: Educação infantil, Ensino Fundamental e Médio e EJA que vem solicitando a presença do assistente social para intervenção direta nas refrações da questão social e na efetivação das políticas e dos direitos sociais.


Profª Msª Maria Fernanda Duarte de Araújo Pedro

Formação acadêmica em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Participação em projetos de iniciação científica e apoio técnico pelo Cnpq e Faperj sobre os temas Trabalho Infantil, Trabalho Técnico-Profissional e Abordagem Fenomenológica no Serviço Social. Mestrado em Serviço Social pela PUC-RJ (2001) na área de Trabalho e Educação. Participa de grupo de estudos PUC-RJ sobre Hannah Arendt, coordenado pela Profª Ilda Lopes. Professora do Centro Universitário Augusto Motta, Coordenadora do Curso de Especialização Serviço Social e o Trabalho com Famílias e possui experiência em projetos de Extensão e de Pesquisa nas comunidades do Complexo do Alemão: e NPJ UNISUAM, Realiza assessoria técnica na área de capacitação profissional, sociojurídica e de saúde. Coordena o projeto de Extensão vinculado ao programa de Mestrado em Desenvolvimento local UNISUAM com professora Katia Avelar sobre Dependência química: ações intersetoriais e preventivas.


  • Modulo 1
  • História da Educação no Brasil/ 30h
  • Realidade da Educação no Brasil e as Políticas Públicas / 30h
  • Módulo 2
  • Teoria do Desenvolvimento / 30h
  • Pedagogia de Paulo Freire / 30h
  • Módulo 3
  • Complexidade, Ética e Transdisciplinaridade saberes para uma educação universalista / 30h
  • Sociologia da Educação: temas contemporâneos / 30h
  • Módulo 4
  • Serviço Social, Movimentos sociais e direitos sociais / 30h
  • Serviço Social na Educação, família e escola e instrumentos para intervenção / 30h
  • Módulo 5
  • Serviço Social, Intersetorialidade e práticas pedagógicas / 30h
  • Planejamento e elaboração de projetos sociais / 30h
  • Módulo 6
  • Oficina de prática: a arte como instrumento de intervenção social / 30h
  • Metodologia, produção de textos e artigos científicos / 30h
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Total Carga Horária de Disciplinas Obrigatórias: 360h
  • Disciplinas Opcionais
  • Raça, Gênero e Multiculturalismo / 30h
  • Diagnóstico sobre dificuldades de aprendizagem / 30h
  • O lúdico e a Educação Infantil / 30h
  • Total Carga Horária de Disciplinas Opcionais: 90h