Business Intelligence & Analytics

Atualização nas tecnologias de Business Intelligence and Analytics, incluindo questões técnicas e administrativas, projeto e melhores práticas adotadas pelo mercado de BI. As aulas ocorrem em laboratórios especializados e são ministradas por profissionais atuantes no mercado de trabalho de BI, dotados de vasta vivência técnica e gerencial.

O curso foi especialmente projetado para profissionais e estudantes que almejam colocação profissional no mercado de Business Intelligence. Para ingresso, é necessário ter concluído Graduação na área de Tecnologia de Informação ou outra Graduação, desde que o aluno tenha interesse em trabalhar em problemas que envolvam grandes quantidades de dados. Como parte do processo seletivo, o aluno passa por análise curricular e, caso necessário, entrevista com a Coordenação do curso.

• Conhecimento em temas da área de Business Intelligence, suas tecnologias e metodologias de projeto;
  • Capacidade para gerir e aplicar metodologia apropriada de projetos de Business Intelligence, envolvendo a criação de indicadores de desempenho;
  • Domínio de técnicas de ETL, fazendo uso prático de software e programando procedimentos usando as melhores práticas de projeto, vivenciando exemplos reais do mercado de trabalho;
  • Capacidade para construção apropriada de dashboards profissionais;
  • Domínio prático de técnicas de Data Mining e Big Data no contexto empresarial, usando aplicativos livres e proprietários.

O profissional pode atuar no mercado de Tecnologia da Informação como Arquiteto, Analista ou Gerente de BI.

Prof. Kelli de Faria Cordeiro

Doutora em Informática pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Analista de Sistemas do Centro de Analise de Sistemas Navais da Marinha do Brasil. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Apoio à Tomada de Decisão, Data Warehouse, Business Intelligence, Tratamento de dados não-estruturados, Gestão de Metadados, Arquitetura de Ontologia, Modelagem Conceitual, Linked Open Data, Sistemas Complexos e Contexto. Título da Tese: aDApTA: Adaptive Approach for Information Integration to Support Decision Making in Complex Environments.

posbintelligence@unisuam.edu.br (21) 3882-9752

• Online Analytical Processing (OLAP) / 30h
  • Visualização de Informação / 30h
  • Arquitetura de Data Warehouse / 30h