Auditoria e Controladoria

Promover a melhoria do desempenho de profissionais da área das Ciências Contábeis, Administração, Economia e outras a ela correlacionadas, disponibilizando ferramentas e métodos utilizados na área de Controladoria e Auditoria, fornecendo-os por meio de conceitos e técnicas contábeis amparados no IFRS, bem como técnicas orçamentárias, financeiras e tributárias, instrumentos para subsidiar o processo decisório, além de proporcionar uma visão estratégica.

Profissionais de nível superior de Ciências Contábeis, Administração, Economia ou áreas afins.

O conjunto de conhecimentos adquiridos no curso permitirá que o profissional desenvolva todas as características necessárias para desempenhar atividades de controladoria e auditoria, sendo desenvolvidas as seguintes competências:
  • Projetar e analisar demonstrações financeiras obrigatórias na forma da legislação e regulamentações dos órgãos competentes;
  • Coordenar atividades de elaboração do Plano Orçamentário;
  • Desenvolver atividades de análise financeira e de investimentos;
  • Compreender as diversas formas de empresas, assim como as principais características, de acordo com o Direito Empresarial Brasileiro;
  • Desenvolver atividades de planejamento estratégico e tributário;
  • Desenvolver atividades de auditoria empresarial, das demonstrações financeiras, tributária e de sistemas.

As Organizações necessitam permanentemente aprimorar o seu processo de gestão, desenvolvendo uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência. Para isso, é necessário um melhor gerenciamento da contabilidade, dos custos, das finanças e da tecnologia da informação, dentre outros. Estas atividades precisam envolver atividades de controle e auditorias que cheguem ao nível de detalhes não demonstrados diretamente em relatórios contábeis. Desta forma, surgem órgãos internos cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronto a apoiar a administração da entidade no processo de gestão, assim como verificar o grau de aderência às normas e procedimentos internos, tendo em vista a impossibilidade dos administradores ou proprietários em supervisionar pessoalmente todas as etapas das diversas atividades do negócio. As organizações carecem de profissionais que sejam capazes de prever os problemas que poderão surgir e de coletar as informações necessárias para a tomada de decisões, visando à implantação de ações de melhorias. As atividades de auditoria são cada vez mais exigidas pelo mercado e pelos órgãos de regulação. Já a controladoria, por tratar do controle orçamentário, custos e tributos, é uma atividade de suma importância e cada vez mais requisitada pelas organizações, ficando evidente que estas áreas estão em plena ascensão no mercado de trabalho. Este projeto justifica-se pela necessidade em desenvolver profissionais na Gestão Financeira com o objetivo de proporcionar a melhora dos resultados das organizações por meio da maximização do valor do patrimônio.

Prof. Flavio Luis Vieira Souza

MSC – Professor Auxiliar. Graduação em Direito pela Universidade Gama Filho (2004), Graduação em Ciências Contábeis pela Federação das Faculdades Celso Lisboa (1997), Pós-Graduado em Controladoria, Direito Público Tributário, Direito Administrativo Empresarial e Análise de Sistemas. Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (2012). Atualmente é Professor de cursos de Graduação e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Tributos do Centro Universitário Augusto Motta. É Gerente-Executivo do Instituto Nacional do Seguro Social.

posgestaotributos@unisuam.edu.br (21) 3882-9752

• Contabilidade Empresarial e Análise das Demonstrações Financeiras / 30h